“LARGO DA SÉ”

Um espaço de diálogo entre os visienses, intermediados ou não pelas suas organizações coletivas, comunitárias. Deseja-se um diálogo que abra sempre perspetivas para o futuro. Sem saudosismos, sem motivações de baixa estima, desejamos que o “Largo da Sé” contribua para nos ajudar, enquanto comunidade, a resolver problemas e a perspetivar caminhos de futuro.
Participação pública
Programa

“Largo da Sé”

Memórias da cidade com futuro

Contributos para o debate sobre o desenvolvimento de Viseu

Ao longo de mais de quatro décadas de existência, a PROVISEU – Associação para a Promoção de Viseu e da Região  tem procurado discutir os problemas e anseios de Viseu a partir de sessões públicas de múltipla natureza. Neste sentido, recordam-se os temas iniciais que vêm dos anos 70/80 do século passado relacionados com a implantação do ensino superior ou com a regionalização, a imprensa regional, a construção do IP 5, etc., etc.

Mas também outras intervenções de lobbying foram ocorrendo ao longo dos anos sempre na perspetiva de somarmos esforços ao poder autárquico na altura desprovido de muitas competências e de recursos que seriam fundamentais para a sua ação. Fomos, por isso, força ativa para a dotação de Viseu com um novo complexo escolar na Ribeira ou com a melhoria das instalações desportivas no Fontelo, entre outros equipamentos e serviços.

Por outro lado, a PROVISEU acolheu, praticamente desde o seu inicio, a instalação do Conservatório Regional de Música de Viseu, para o qual a iniciativa pioneira da pianista visiense Hélia Soveral foi determinante. Hoje, o Conservatório é um símbolo da cidade e da região de Viseu.

Tudo isto pôde ser alcançado com a intervenção de personalidades visienses mas nada disto teria sido possível sem o apoio dos associados, as parcerias com os órgãos autárquicos e os demais atores sociais da cidade e da região.

Na continuidade desta linha que nos aproxima de meio século de existência, iniciámos o lançamento desta iniciativa que designámos por “Largo da Sé” e que procura ser um espaço de diálogo entre os visienses, intermediados ou não pelas suas organizações coletivas, comunitárias. Deseja-se, porém, que seja um diálogo que abra sempre perspetivas para o futuro. Sem saudosismos, sem motivações de baixa estima, desejamos que o “Largo da Sé” contribua para nos ajudar, enquanto comunidade, a resolver problemas e a perspetivar caminhos de futuro.

Assim, no decurso desta iniciativa iremos promover, ao longo das próximas semanas,  sessões públicas dinamizadas por visienses e abertas a todos os que desejem colocar o seu pensamento, as suas ideias ao serviço de Viseu.

PROGRAMA 2024


-SESSÃO PÚBLICA-

16 MAIO

Viseu – cidade ainda mais INCLUSIVA

Local

Solar dos Peixotos (Assembleia Municipal de Viseu)

Horário

17H00

Oradores

José Carreira
Presidente das Obras Sociais de Viseu

Tiago Caio
Técnico da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza

Andreia Costa
CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Instituto Politécnico de Viseu

Diamantino Amaral dos Santos
Presidente da Junta de Freguesia de Viseu

A SUA OPINIÃO É VALORIZADA

Tem perguntas, sugestões ou ideias para o debate “Viseu- Cidade Mais inclusiva”?

Clique aqui!


-SESSÃO PÚBLICA-

28 MAIO

Viseu – da cidade entre muros à cidade-região do futuro

Local

Misericórdia de Viseu (ao Rossio)

Horário

17H00

Oradores

Isidro Meneses
Fundador da PROVISEU

Jorge Adolfo Marques
Investigador e professor de História (IPV/ESEV e USAVIS)

Liliana Castilho
Investigadora e professora de História (IPV/ESEV)

A SUA OPINIÃO É VALORIZADA

Tem perguntas, sugestões ou ideias para o debate “Viseu- Da Cidade Entre Muros À Cidade-Região Do Futuro”?

Clique aqui! (Indisponível)


Local

Misericórdia de Viseu (ao Rossio)

Horário

17H00

-SESSÃO PÚBLICA-

15 JUNHO

Viseu – Artes e Cultura, eixo central para uma estratégia de desenvolvimento

A SUA OPINIÃO É VALORIZADA

Tem perguntas, sugestões ou ideias para o debate “Viseu – Artes e Cultura, eixo central para uma estratégia de desenvolvimento”?

Clique aqui! (Indisponível)

Oradores

Henrique Amoedo
Diretor Artístico do Teatro Viriato

José Carlos Sousa
Diretor Pedagógico do Conservatório Regional de Música Dr. J. Azeredo Perdigão

Miguel Torres
Presidente da Federação Minha Terra

DATAS PASSADAS


-EVENTO-

22 ABRIL

Ana Ester TavaresInvestigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto,  pretende dar a conhecer alguns aspetos histórico-artísticos da Sala de Música do Solar dos Condes de Prime, no Conservatório de Música de Viseu estacando elementos da gramática arquitetónica e decorativa, remetendo para ambientes e vivências dos seus frequentadores passados e presentes.

Saiba mais

-SESSÃO PÚBLICA-

04 MAIO

Viseu – cidade ainda mais atrativa

Oradores

José Costa
Presidente do Instituto Politécnico de Viseu

Paulo Alves
Presidente do Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget

Fernando Mateus
Diretor da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu

Coordenadores

António Raínho Presidente da Proviseu

Local

Clube de Viseu (ao Rossio)

Horário

14H30

A SUA OPINIÃO É VALORIZADA

Tem perguntas, sugestões ou ideias para o debate “Viseu- Cidade Mais atrativa”?

Clique aqui!

Participação Pública

QUESTÕES QUE SURGIRAM DAS SESSÕES PÚBLICAS

Em resposta à solicitação da PROVISEU, diversos visienses enviaram as suas perguntas/sugestões, através do nosso site. Embora tivéssemos respondido individualmente, nos casos em que isso foi possível, deixamos aqui uma síntese dessas sugestões bem como dos comentários/respostas da Proviseu. Ao tornarmos públicas estas questões, procuramos suscitar e alargar o debate possível a outros visienses que possam visitar a nossa página na internet.
Próximo tema em debate: “Viseu, cidade ainda mais inclusiva”!


Pugnar pela qualidade do sistema democrático. A situação atual, assente em teias de clientelas partidárias é um enorme ao desenvolvimento do país e das regiões e teve uma influência decisiva nos pontos seguintes: Defender a regionalização; Reivindicar a inserção de Viseu na rede ferroviária europeia; Reiniciar a luta pela universidade pública.
Anônimo
Anônimo
PÚBLICO
De um modo geral as questões referidas foram abordadas no decurso da sessão embora cada uma delas mereça particular atenção dada a sua importância para o desenvolvimento de Viseu. Como se diz no Comunicado de Imprensa muitos assuntos ficaram por abordar ou foram-no de forma insuficiente pelo que se justifica a continuidade deste exercício de cidadania em futuras iniciativas para as quais continuaremos a apelar à participação dos visienses. Reivindicar a inserção de Viseu na rede ferroviária europeia; Reiniciar a luta pela universidade pública.
Empresa
Empresa
PROVISEU

Porque é que não têm mulheres como palestrantes tendo em conta que o tema em discussão só se concretiza se realmente a cidade promover a equidade...?
Anônimo
Anônimo
PÚBLICO
Procurámos dinamizar a discussão em torno da atratividade da cidade de Viseu na perspetiva das entidades que têm capacidade de decisão, política, económica e do ensino superior. Certamente que o critério poderia sempre ser outro e os convidados seriam pessoas diferentes. (...) é preciso continuar este exercício de cidadania em Viseu, como, aliás, assinalamos no Comunicado de Imprensa. Como é sabido, os homens têm duas vezes mais hipóteses de ocupar uma posição de liderança (Citamos de cor uma investigadora da Universidade de Oxford, Linda Scott, na sua obra “The Double X Economy”) e isso, naturalmente, é também um sinal de fraqueza para a nossa região.
Empresa
Empresa
PROVISEU

Estou muito interessada nesta sessão, mas estranho muito a ausência de um representante da Universidade Católica, a qual contribuiu (...)mais para o desenvolvimento da Região que outras instituições particulares que estão representadas...
Anônimo
Anônimo
PÚBLICO
Procurámos dinamizar a discussão em torno da atratividade da cidade de Viseu na perspetiva das entidades que têm capacidade de decisão, política, económica e do ensino superior. Porém, algumas das entidades não puderam estar presentes, como nós gostaríamos.
Empresa
Empresa
PROVISEU

No quadro da estratégia da CIM é importante que seja definida uma VDL mais Tecnológica estratégia para uma Nesta estratégia deverão estar incluídas outras áreas de negócio como, eventualmente, o setor primário (vinho, frutas, floresta, novos produtos, ambiente...) O que parece importante é que haja alguma coordenação em termos de I&D... A existência desta estratégia e das diversas iniciativas criam um ambiente mais propício à inovação, ao empreendedorismo em Viseu.
Anônimo
Anônimo
PÚBLICO
Sim, a Região deve ter uma estratégia explícita para a tecnologia e a inovação (e, nessa medida, dado o papel estruturante da cidade de Viseu, poder-se-á falar em cidade-região). A estratégia de “VDL” já tem objetivos nesse sentido e pode enquadrar o que quer que os agentes locais (nomeadamente, empresas, agentes de I&D, ...) entendam fazer para o futuro desenvolvimento dos setores e do território.
Empresa
Empresa
PROVISEU

Foi com grande estupefação que me deparei com momentos insólitos, durante o último cortejo dos estudantes (...) Como os cafés não os deixam entrar nas casas de banho, (...) os estudantes de ambos os sexos vêem-se obrigados a fazer as suas necessidade fisiológicas em plena rua, num “espetáculo” degradante para quem passa, sem decoro nem pingo de higiene. Sugiro que a Câmara Municipal coloque casas de banho portáteis em alguns pontos, para acabar com esta situação que envergonha a Cidade Jardim.
Anônimo
Anônimo
PÚBLICO
Embora este assunto não tenha sido abordado por nenhum dos intervenientes da sessão, foi chamada a atenção para a importância de Viseu poder continuar a ostentar o título de cidade com melhor qualidade de vida, fator que, sem dúvida, contará favoravelmente para termos uma cidade mais atrativa. Porém, algumas das entidades não puderam estar presentes, como nós gostaríamos.
Empresa
Empresa
PROVISEU

© 2024. PROVISEU - Associação para a Promoção de Viseu e Região.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from - Youtube
Vimeo
Consent to display content from - Vimeo
Google Maps
Consent to display content from - Google