O Solar dos Condes de Prime, imóvel de interesse público (Decreto n.º 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978), é o espaço nuclear do Conservatório Regional de Música de Viseu desde 1992. Uma das divisões mais notáveis deste edifício é a sua Sala de Música, divisão que ainda hoje, mais de 270 anos após a edificação do Solar, perpetua uma das suas funções originais: a fruição musical.
Baseada em pesquisa de fontes bibliográficas e visuais, esta comunicação pretende dar a conhecer alguns aspetos histórico-artísticos da Sala de Música do Solar dos Condes de Prime, destacando elementos da gramática arquitetónica e decorativa, remetendo para ambientes e vivências dos seus frequentadores passados e presentes.
ORGANIZAÇÃO: PROVISEU – Associação para a Promoção de Viseu e Região; CRMV- Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão
LOCAL: Solar dos Condes de Prime – Rua dos Olivais, 3500-164 Viseu
DATA DE PUBLICAÇÃO: 18 de abril de 2024
DATA DO EVENTO: 22 de abril de 2024
ORADORES: Ana Ester Tavares (Investigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
 

O evento começa em:

Ana Ester Tavares

Ana Ester Tavares é doutoranda em Estudos do Património – História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Ao abrigo de uma bolsa de investigação para doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT 2023.02749.BDANA), desenvolve o projeto “Espaços privados da Música nos séculos XIX e XX em Portugal: propostas de leitura, reconstituição e comunicação”, em colaboração com o Museu Nacional da Música.
 O interesse por temáticas que fundem a Música e a História da Arte provém da sua formação de base em Composição Musical (Licenciatura e Mestrado na Universidade de Aveiro – 2009-2014) em conjugação com o exercício profissional na área enquanto docente em escolas do ensino artístico especializado e também enquanto artista, por mais de dez anos.
Licenciada em História da Arte pela FLUP (2021), desenvolve investigação desde 2020,procurando estabelecer diálogos entre a Música, a História da Arte e a interpretação do património.